Gazeta Apodiense

Notícias Reportagens especiais

Apodi está há 100 dias sem registrar mortes pela Covid-19

Veja toda a trajetória do vírus na cidade até aqui

Apodi está há 100 dias sem registrar mortes pela Covid-19
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a chegada deste Sábado(23), o município de Apodi chegou ao centésimo dia sem mortes ocasionada pela Covid-19 na cidade. A última vez que a cidade registrou um óbito por Covid foi no dia 15 de Julho deste ano.

PRIMEIRA MORTE

Apodi registrou a primeira morte oficial ocasionada pelo Novo Coronavírus no dia 10 de Abril de 2020, uma idosa de 79 anos.

Oito meses depois, ainda sem uma vacina, o município terminava o ano com 38 fatalidades por covid. 

INÍCIO DA VACINAÇÃO

Logo no início de 2021, surge o primeiro resquício de esperança na luta contra a pandemia: a chegada da vacina. Então, no dia 20 de Janeiro de 2021, foi dado início na tão esperada campanha de vacinação contra o Novo Coronavírus.

Inicialmente, os primeiros imunizados foram os trabalhadores da saúde, os idosos com pelo 75 anos anos, idosos com 60 anos ou mais institucionalizados, a população indígena e pessoas acima de 18 anos com deficiência.

O MOMENTO MAIS COMPLICADO

O momento mais difícil da pandemia que Apodi enfrentou foi entre Abril e Maio de 2021. Durante esse período, a cidade registrou 43 fatalidades por Covid, mais que o ano de 2020 inteiro, e chegou a ter 30 pessoas hospitalizadas ao mesmo tempo.

A chegada do mês de Abril contabilizava 50 óbitos confirmados. Ao fim de Maio, esse número aumentou drasticamente para 93, sendo o maior número de mortes na cidade em um curto período de tempo.

ESTABILIZAÇÃO

Foi em Junho que a situação começou a se amenizar. Depois de dois meses delicados, Apodi apresentou uma significante baixa no número de mortes, registrando sete no mês inteiro.

Em Julho, já com 50% da população vacinada com pelo menos a primeira dose, a situação foi parcialmente controlada e o município registrou, no dia 15, a última fatalidade até aqui.

Desde então, a cidade de Apodi não registra óbitos e comemoram-se 100 dias desde a última morte. Um resultado de um esforço mútuo entre a população e as autoridades sanitárias, em manter a vacinação seguindo em frente, o distanciamento social e alguns cuidados em combate ao contágio.

Aviso: Esse conteúdo não reflete a opinião do nosso portal e é uma matéria criada pelo nosso site, a sua cópia está proibida de acordo com o Art. 184 do CPB, decreto de Lei 2848/40.
Comentários:

Veja também

Seja assinante do nosso portal! É GRÁTIS!

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!