Gazeta Apodiense

Notícias Geral

Atitude do prefeito de Mossoró viola direitos de paciente, afirma vice-coordenadora do Cress

Prefeito Allyson Bezerra fez vídeo dentro da sala de operações da Maternidade Almeida Castro.

Atitude do prefeito de Mossoró viola direitos de paciente, afirma vice-coordenadora do Cress
Créditos: As fotos e vídeos contidos nesta matéria é de inteira e total responsabilidade de Defato.com
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na última sexta-feira, 8 de outubro, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, durante um ato de promoção pessoal, gravou vídeos em sua rede social dentro do centro cirúrgico do Hospital Maternidade Almeida Castro, durante a realização de uma cirurgia ginecológica. Os vídeos foram gravados como forma de comemoração ao retorno das cirurgias desta especialidade.

Nesta segunda-feira, 11, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) informou que já tomou ciência do caso e que irá apurar a atitude do prefeito de Mossoró. Os vídeos gravados dentro do centro cirúrgico chamaram a atenção da população, devido à falta de empatia com a paciente que estava passando pelo procedimento e, também, com relação à falta de respeito às condições sanitárias, já que a entrada da equipe colocou em risco a higiene do local.

“O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), vem através da presente nota, informar que tomou conhecimento do fato sobre o vídeo gravado pelo prefeito de Mossoró, no último dia 08, e estamos apurando todas as informações”, informa a nota datada de 11 de outubro, três dias após o ocorrido.

Durante a sua permanência dentro do centro cirúrgico junto com sua equipe composta por fotógrafo e assessores, Allyson Bezerra conversou com o médico que estava realizando o procedimento e com os demais profissionais. Em certos momentos do vídeo divulgado nas redes sociais, ele parece estar analisando o trabalho que a equipe médica está fazendo, desrespeitando completamente a privacidade da paciente.

Ao G1, o Hospital Maternidade Almeida Castro, local onde ocorreu o vídeo e responsável por ter liberado a entrada de Allyson Bezerra e sua equipe, informou que não iria se pronunciar sobre o assunto. De acordo com informações da vice-coordenadora da subseccional do Conselho Regional de Serviço Social (Cress) em Mossoró, Karina Gadelha, que também foram repassadas ao site, nada justifica a entrada do prefeito e sua equipe dentro do centro cirúrgico.

Karina Gadelha informou que só poderiam entrar no centro cirúrgico as pessoas que estivessem ligadas diretamente às cirurgias ou profissionais da saúde do próprio hospital. Além das questões sanitárias relacionadas à higiene do ambiente, a determinação é ainda mais restritiva por causa da pandemia.

"O retorno das cirurgias não justifica a entrada em meio a uma cirurgia da mulher, numa situação de constrangimento. Há evidência de violação de direitos. Precisamos descobrir quem deu esse 'direito' e acionar o Ministério Público. Uma questão midiática não pode se sobrepor à intimidade, com a violação sobre o corpo da mulher ou do homem", afirmou ao G1.

A vice-coordenadora do conselho, que é responsável pela fiscalização dos profissionais de serviço social, que cuidam do acolhimento dos pacientes, informou também que a paciente que estava no centro cirúrgico durante a gravação dos vídeos não quer falar sobre o assunto, já que está se recuperando da cirurgia. A acompanhante dela informou que só tomou conhecimento da presença de terceiros na cirurgia quando o fato ganhou notoriedade na imprensa.

A reportagem do JORNAL DE FATO tentou entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Município, para saber sobre o posicionamento da mesma em relação ao assunto. No entanto, até o fechamento desta edição, não conseguiu estabelecer contato com a assessoria. Nas redes sociais, apesar das críticas sobre a atitude, Allyson Bezerra comemora o retorno das cirurgias, mas não se pronunciou em nenhum momento sobre a realização dos vídeos.

RETRANCA

Vereadoras repudiam atitude do prefeito de Mossoró

Após a veiculação de vídeos de Allyson Bezerra dentro do centro cirúrgico do Hospital Maternidade Almeida Castro, durante uma cirurgia ginecológica, as vereadoras Larissa Rosado e Marleide Cunha emitiram notas de repúdio à atitude de prefeito. Elas informaram que se trata de um total desrespeito à paciente, que não teve a escolha de decidir se queria que a cirurgia fosse assistida por terceiros.

Marleide Cunha chegou a questionar se o prefeito estava louco, diante de tanta exposição, e comentou sobre a grande necessidade midiática que Allyson Bezerra tem, deixando de lado princípios éticos e morais em prol da sua autopromoção. Ela lembra que Allyson vive uma gestão que vive mais de mídia do que de trabalho.

“O prefeito Allyson enlouqueceu? Mergulhou no seu circo midiático a ponto de entrar no meio de uma cirurgia ginecológica desrespeitando as mulheres, fazendo fotos e vídeo! Ele rompe qualquer respeito e ética. A máscara cai e revela sua face egoísta, narcisista e autoritária”, informou a vereadora do PT, em post feito nas suas redes sociais.

Larissa Rosado, vereadora pelo PSDB, também comentou sobre a superexposição que o prefeito de Mossoró faz, desrespeitando usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que já padecem em relação à precariedade dos serviços. A vereadora lembra que a mulher sequer foi avisada que outras pessoas, além da equipe médica, teriam acesso à cirurgia.

“Existe por parte da gestão uma superexposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). E por que não ter mais empatia por essas pessoas que precisam usar o sistema público? Será se a mulher que estava naquele momento teve a opção de dizer: ‘eu quero que minha cirurgia seja filmada?’. Como mulher eu fiquei incomodada e com a necessidade de pedir respeito aos usuários do SUS e às mulheres que vão utilizar desse serviço”, informou Larissa Rosado.

Aviso: Esse conteúdo não reflete a opinião do nosso portal e a sua fonte é defato.com
Comentários:

Veja também

Seja assinante do nosso portal! É GRÁTIS!

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!