Gazeta Apodiense

MENU
Logo
Sexta, 15 de janeiro de 2021
Publicidade
Publicidade

Mossoró

Fórum debate desenvolvimento do semiárido brasileiro em Mossoró

Evento contou com a presença do vice-presidente General Hamilton Mourão e do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido teve início nesta quinta-feira (3) no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para debater propostas visando o crescimento da região - que representa cerca de 20% do território brasileiro. O evento contou com a presença do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão (PRTB), e do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

As propostas debatidas no evento vão subsidiar o Plano de Desenvolvimento do Semiárido, que visa aproveitar as possibilidades econômicas da região e o alcance de metas socioeconômicas, hídricas e ambientais.

Ao todo, serão 13 eixos temáticos propostos que serão debatidos até o sábado (5). Entre os tópicos, estão a água e seu aproveitamento no semiárido, a educação, a segurança jurídica e fundiária, turismo, meio ambiente, recursos minerais, resíduos sólidos, tecnologia e inovação, além de transporte e logística.

Em sua declaração, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que o desenvolvimento da região passa também pela diminuição das concentrações dos recursos.

"A redução dos efeitos desfavoráveis da seca passa pela adoção de políticas que enfrentem a concentração de terra, de água, de saber, de oportunidade e de renda. Em muitos casos, ainda hoje, as únicas políticas oficiais destinadas à região são aquelas que combatem a seca, voltadas a grandes obras, normalmente destinadas aos mais ricos, e vinculadas ao assistencialismo para os mais pobres, como doações, distribuição de víveres e o interminável desfile de carros-pipa", falou.

Hamilton Mourão reforçou que o Plano de Desenvolvimento do Semiárido, que se baseará nos debates realizados no fórum, tem o objetivo de aproveitar as potencialidades econômicas da região e alcançar metas socioeconômicas, hídricas e ambientais.

O vice-presidente disse ainda que o plano para a região impulsiona os projetos para construção de infraestruturas e "o fomento à participação da iniciativa privada em investimentos nos setores dinâmicos da economia", além da "abertura de oportunidades para os mais diferentes organismos e entidades nacionais e internacionais".

O evento contou com o senador pelo Ceará, Eduardo Girão, (Podemos) e o deputado federal pelo RN, General Girão (PL), componentes da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, que visa fiscalizar e acompanhar medidas que podem ser adotadas para o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro.

Estiveram presentes ainda a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), a deputada federal pelo Distrito Federal Bia Kicis (PSL) e representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

Esta é uma cópia de conteúdo e não reflete necessariamente a opinião do GRUPO APONEWS DE COMUNICAÇÃO, sendo de inteira e total responsabilidade de g1.globo.com/rn

Créditos (Imagem de capa): Esta foto é de inteira e total responsabilidade de Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

Publicidade
Publicidade

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem para nossa redação!