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Novo desenho do transporte público promete novas linhas e trajetos mais curtos em Natal

Nova licitação deve ser lançada no mês de novembro, de acordo com a STTU.

Novo desenho do transporte público promete novas linhas e trajetos mais curtos em Natal
Créditos: As fotos e vídeos contidos nesta matéria é de inteira e total responsabilidade de Lucas Cortez/Inter TV Cabugi
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Um novo desenho dos trajetos do transporte público de Natal foi apresentado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) na Câmara Municipal nesta segunda-feira (13). O projeto promete viagens mais curtas e o sistema, como um todo, mais integrado.

Atualmente, a capital potiguar opera com uma rede dos anos 80. A nova licitação do transporte público de Natal deve ser lançada no mês de novembro, de acordo com a STTU. Até lá, a pasta vai testar algumas mudanças em linhas de ônibus da cidade. O redesenho vai basear o edital.

A Secretaria pretende aumentar de 55 para 90 o número de linhas, sendo 18 estruturais, 28 de bairro, 24 regionais, 10 diretas e 10 corujão. O número de viagens também deve aumentar em 62%.

De acordo com o projeto, a extensão média das viagens deve cair de 34 km pra 19 km. A ideia da STTU é tornar os trajetos mais curtos, diminuindo a extensão das viagens e deixando o sistema mais rápido.

"Às vezes, por exemplo, uma linha tinha 50 km de extensão, mas somente um terço dela era realmente efetivada. As bordas dessa linha eram para atender o transporte regional, entre os bairros. Então, é muito mais racional ter esse transporte local, efetivo e até mais barato", explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo César Medeiros.

As novas linhas de bairros, de acordo com a secretária adjunta de Mobilidade Urbana de Natal, Daliana Bandeira, vão ter tarifa reduzida. "A partir do momento em que o usuário fizer uma integração, ele paga o complemento daquela viagem", explica.

O projeto aponta ainda que a capital potiguar vai ganhar sete estações de integração nas Zonas Sul, Oeste e Norte.

 

Aviso: Esse conteúdo não reflete a opinião do nosso portal e a sua fonte é g1.globo.com/rn
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