Gazeta Apodiense

Notícia

Vendas de veículos novos têm queda de 13,6% em agosto

Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) aponta que foram emplacadas 299,6 mil unidades em agosto
ASSINADA DIGITALMENTE POR: Pedro Costa

Publicidade

Mister Capas Apodi
Esta foto é de inteira e total responsabilidade de Reprodução/Agora RN
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As vendas de veículos novos registraram uma queda de 13,67% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 299,6 mil unidades em agosto. O número representa um crescimento de 7,35% em relação a julho.

No acumulado dos primeiros oito meses do ano, a comercialização de veículos apresentou queda de 31%, com a venda de 1,8 milhão de unidades. No período de janeiro a agosto de 2019, foram 2,6 milhões.

O segmento de automóveis e veículos comerciais leves registra, de janeiro a agosto, uma retração de 35,7%, com o emplacamento de 1,02 milhão de unidades. Em agosto, a queda ficou em 24,7%, em comparação com o mesmo mês de 2019, com a venda de 173,5 mil automóveis.

No setor de caminhões, a redução nas vendas foi menor, 15,7% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram vendidas no período 8 mil unidades. Nos oito primeiro meses do ano, as vendas de caminhões totalizaram 55,2 mil unidades, uma queda de 15,6% em relação ao período de janeiro a agosto de 2019.

Os emplacamentos de motocicletas tiveram alta de 8,29% em agosto em relação ao mesmo mês de 2019, com a venda de 96 mil veículos de duas rodas. No acumulado do ano, o setor registra queda de 25% em relação ao período de janeiro a agosto do ano passado, com a comercialização de 531,4 mil unidades.

Demanda reprimida e juros baixos
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, a alta nas vendas de motos atende a uma demanda reprimida dos meses em que as montadoras paralisaram a produção. “Com a retomada de parte da produção, pelas montadoras, os volumes de emplacamentos vêm crescendo para atender à demanda reprimida. Contudo, ainda permanecem problemas de produção, pela falta de peças e componentes”, ressaltou.

Sobre os resultados de agosto em relação aos veículos em geral, Assumpção acredita que os números mostram que “o mercado vem retomando patamares mais altos de volume e se ajustando ao ‘novo normal’”.

De acordo com o presidente da Fenabrave, as taxas de juros estão atrativas e as pessoas têm comprado carros como forma de se locomover com mais segurança durante a pandemia de coronavírus. “A manutenção da taxa Selic [taxa básica de juros], em níveis baixos, assim como a pandemia, têm estimulado a compra de carros para o transporte individual das pessoas. Além disso, os financiamentos ficaram mais acessíveis”, disse.

Esta é uma cópia de conteúdo e não reflete necessariamente a opinião do GRUPO APONEWS DE COMUNICAÇÃO, sendo de inteira e total responsabilidade de www.agorarn.com.br

  • COMPARTILHE
  • Compartilhar no Facebook
  • Enviar no Whatsapp
  • Compartilhar no Twitter

Publicidade

Mister Capas Apodi

Veja também

Vereador e outras seis pessoas são presas em operação da Polícia Civil no interior do RN
19Out
Estado

Vereador e outras seis pessoas são presas em operação da Polícia Civil no interior do...

Na cada do político, que é candidato à reeleição neste ano em João Dias, foram encontradas armas e munições.

Polícia Civil encontra 19 mil papelotes de cocaína em depósito no RN
19Out
Estado

Polícia Civil encontra 19 mil papelotes de cocaína em depósito no RN

Havia ainda 20 quilos de cocaína misturada a insumos no local. Segundo Denarc, droga apreendida pertence a facção...

Anuário diz que Homicídios e violência doméstica aumentam durante pandemia no RN
19Out
Estado

Anuário diz que Homicídios e violência doméstica aumentam durante pandemia no RN

Estudo comparou dados do primeiro semestre do ano com o mesmo período de 2019.

PRF apreende 375 mil maços de cigarros contrabandeados no RN
19Out
Estado

PRF apreende 375 mil maços de cigarros contrabandeados no RN

Maior apreensão do ano aconteceu na BR-406, em Ceará-Mirim, na madrugada desta segunda-feira (19).

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Doutor Apodi
Parceiro
MISTER CAPAS APODI